sábado, 16 de janeiro de 2016

Truvada : O Remédio que pode previnir o hiv



O remédio não é novo: a dupla de compostos tenofovir e emtricitabina foi sintetizada pela primeira vez pelo laboratório Gilead em 2004, e já era usada desde então em conjunto com outros antirretrovirais para o tratamento de portadores do HIV em várias partes do mundo.

Um novo método atesta que tomar um comprimido por dia do tal remédio impede, de forma altamente eficaz, a soroconversão de quem não tem o vírus. É como uma camisinha em nível celular, que impede o vírus de se reproduzir em uma pessoa não portadora.

O estudo original que propôs a PrEP diária é chamado iPrEx e testou a eficácia do método com não portadores de HIV em seis países, incluindo o Brasil. o estudo contou com 2.499 voluntários de alto risco de contágio, homens e mulheres trans que fazem sexo com homens. Metade dessas pessoas receberam o Truvada, e a outra metade um placebo. Todos foram acompanhados com orientação psicológica e testes constantes para monitorar a saúde. O resultado foi bem animadores. Foram registrados resultados de até 99% entre os que tomaram diariamente o remédio.

Segundo os pesquisadores, durante esse período, nenhuma pessoa que tomou o medicamento pelo menos quatro vezes na semana contraiu o HIV. Além disso, usar o Truvada apenas duas ou três vezes por semana parece reduzir o risco da doença em comparação com ingerir a droga com menor frequência ou não seguir o tratamento.

Efeitos colaterais como tonturas, diarreias e dores de cabeça foram de fato registrados em alguns casos, sempre nas primeiras semanas de tratamento até o organismo se acostumar com o medicamento.

As pesquisas demonstram que a maior proteção do tratamento acontece com o uso diário da pílula e se o método for associado a outras medidas de segurança, principalmente o uso de preservativo.

Segundo o jornal “O Globo”, o Ministério da Saúde pretende incluir o Truvada à lista dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no começo desse ano. O medicamento já foi aprovado pela Anvisa, mas ainda não foi incorporado no Brasil.
Ainda segundo “O Globo”, nenhum país do mundo inclui o Truvada em sua política pública de saúde. Nos Estados Unidos, na Tailândia e na Malásia, o uso do remédio já foi liberado, e o fármaco é vendido regularmente.

Vejam agora nesse vídeo como funciona a replicação do HIV no Corpo Humano e a ação dos
medicamentos Anti-Retrovirais








Um comentário:

  1. Cuidado galera, esse medicamento não deve ser usado da forma que muita gente tem divulgado. Acho até que o texto tinha que ser melhor elucidativo. Isso não é um remédio anti-AIDS. Leiam mais sobre o assunto. Camisinha sempre!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir