sexta-feira, 6 de maio de 2016

Vacina contra H1N1 pode gerar resultado falso positivo em exame de HIV

O Brasil está intensificando as campanhas de vacinação contra H1N1 e, junto com isso, veio um alerta do Ministério da Saúde: ao realizarem exame para HIV, algumas pessoas podem receber resultado falso positivo, mas não há motivo para pânico.

Segundo o Ministério, é preciso esperar pelo menos 30 dias para realizar outro teste de HIV, já que a vacina contra H1N1 começa fazer efeito no organismo de 14 a 21 dias.

“As vacinas oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e de qualidade. Não há perigo de transmissão de qualquer tipo de doença àqueles que receberam dose da vacina influenza (gripe)”, diz o Ministério da Saúde.

“A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado em 2010 sobre a possibilidade de obtenção de resultados falsos positivos em testes para pesquisa do HIV, devido a produção de anticorpos pelas pessoas que receberam a vacina”, continua o texto do órgão. “Vale reforçar que outros testes deverão ser realizados para confirmação do resultado, se positivo ou negativo para HIV”.

De acordo com o infectologista Ivo Castelo Branco, H1N1 é uma vacina com vírus atenuado e é preciso estar atento ao tempo divulgado pela Saúde antes de fazer qualquer exame. “Claro que tem como checar com outros exames (caso dê positivo), mas é indicado esperar”, aconselha. “Isso não deve ser motivo para as pessoas não tomarem a vacina porque H1N1 mata”.


Fonte: superpride

Nenhum comentário:

Postar um comentário